segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Saudade...

Nesses últimos 7 meses pude conhecer realmente o significado da palavra saudade. Aquela que dói no peito de quem sente, aquela que dá um nó na garganta que quase impossibilita o ser saudoso de respirar, de falar. Quem já sentiu, sabe que não há exageros no que eu digo. A saudade só é sentida quando se ama, seja esse amor um sentimento fraternal ou carnal,sendo sentida de formas diferentes em cada pessoa, já que é um sentimento bastante individual e intransponível.Recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução, exatamente por a mesma ser sentida diferentemente em cada ser. Um dia li um verso que dizia que a saudade é um dos sentimentos mais urgentes que existem, pois não cessa até que o objeto da saudade seja sorvido, e esse aumenta a cada dia.. tornando o sentimento cada vez mais insuportável, mais urgente.
A saudade é uma das palavras mais utilizadas nas poesias, nas músicas. Podem reparar que quase todas as músicas românticas falam de amor ou saudade. Saudade é um sentimento de perda, de solidão, de melancolia causada pela lembrança. A pessoa saudosa revive fatos como se estivessem acontecendo em sua frente, como um flash back e isso lhe traz bons sentimentos, boas lembranças.
Li uma matéria que dizia que a perda da pessoa amada causa dores físicas, como numa pessoa viciada em drogas que está tendo crises de abstinência.. e essas dores cessam imediatamente quando se mata a saudade, e a consequência disso é o desaparecimento imediato do sentimento, causando extrema euforia..

O que mais posso dizer de um sentimento tão ruim e bom ao mesmo tempo? Ruim, pois não se está perto da pessoa amada e bom, porque só o sentimos quando amamos alguém e sentimos a falta dessa pessoa de tal maneira a ponto de sofrer e derramar lágrimas por causa dela, ou melhor, por causa da ausência dela..

Espero que esse sentimento passe logo.. quem sabe em 2 meses? ou mais.. só o tempo dirá.. e espero que ele esteja ao meu favor, pois não aguento mais esse vazio, essa falta dele.

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida." (Clarice Lispector)


Beijos saudosos!

*Pensamento viaja e vai buscar meu bem-querer...

Um comentário:

  1. a saudade doi mesmo, doi tanto, tanto, tanto... como sofremos, como ficamos melancolicas, chatas e medrosas, tudo isso pela bendita da saudade, mas ela reforça algo que muitas vezes nao temos absoluta certeza que sentimos o AMOR!

    ResponderExcluir